
Trechos selecionados da Palestra proferida no evento Holística 2020
O que é terapia holística? É uma técnica lógica que integra o entendimento e a absorção do que seja necessário para a pessoa empreender o PED, análise do “todo” para encontrar o Ponto de Equilíbrio Dinâmico do físico, emocional e energético.
Então, a percepção é de que os “alunos” estejam preparados, dentro deste processo de análise, para expressarem o que está “memorizado” e que possam materializar em suas respostas às questões solicitadas.
Não é uma tarefa fácil, é uma tarefa que pode ser classificada como Algoritmo Polinomial (Plano lógico no tempo que corresponda a maturação e maturidade, ou seja, a ação sincronizada com a idade).
A Livre Associação não é um raciocínio lógico, porque é possível recordar algo ou imaginá-lo ou lamentá-lo, sem raciocinar sobre o evento.
Uma pessoa pode deixar seus pensamentos ‘vaguearem pelo ar’, ficar à deriva sem âncoras e, numa divagação ou fantasia que denomino CAVI – Ciclo de Aprendizagem Vivencial do Imaginário, constrói castelo no ar ou na areia de sua imaginação ou ainda seguir aquilo que os psicoterapeutas chamam de livre associação, eu em particular denomino de CAVI, na qual uma imagem substitui outra numa ordem que nada tem de lógica.
O interesse para continuar com o estudo relacionando com as técnicas e vivências holística estão sendo realizadas na ontologia em gestão do conhecimento, pois percebemos a oportunidade de alargarmos os horizontes no mundo científico na atualidade, e principalmente no que tange à filosofia natural (clareza dos pensamentos que leva o ser humano ao estado de realização por ter compreendido um processo, que antes estava obscuro, nos três campos: Realização, Planejamento e Poder).
O Ponto de Equilíbrio Dinâmico é um método, é estudo psicofísico para a gestão do viver as diferenças de forma integrada, as forças de interação que existem quando as pessoas, as tecnologias e os processos estão envolvidos.
Enquanto faço a busca da minha felicidade, fazer o que sinto bem, sem prejudicar o meu semelhante nem o colocar em estado de assédio.
Para lermos algo que nos interessa temos as seguintes necessidades:
I) do autoconhecimento e
II) do conhecimento sobre o que está sendo debatido.
A técnica holística – mandalas do mapa mental –, a sua definição iniciou com o escritor inglês, Tony Buzan, mentor da sistematização dos mapas mentais, considerado autor ‘popular’ de Psicologia, nasceu em 09/06/1942, fará 75 anos.
Utilizei do conceito de Mapa Mental e desenvolvi uma técnica que fosse além, aproveitando ‘algo’ que estava tendo resultado exitoso para outras áreas.
Então, desenvolvi as Mandalas Empreendedoras (para o colega artista Henrique são suas obras nas lindas telas pintadas), a técnica que perceberá o praticante desenvolvendo o ‘TODO NUCLEAR’, se desmembrando em ‘partes’, principalmente se estiver em uma situação em que saiba que sua resposta talvez esteja sendo exagerada, irracional ou incerta.
O TODO é o núcleo que vai desenvolvendo em partes primárias, secundárias e terciárias etc. e fazendo as conexões; quando olharmos para o TODO percebemos como ele foi crescendo de dentro para fora de forma radiante, como as ondas eletromagnéticas que irradiam do Sol.
Chamamos este evento de radial, e a propagação dos raios de radiação. Os pensamentos também são ontológicos, radiantes, saem do cérebro e não podemos deixar de escapar esta oportunidade de fazermos o Mapa Mental – Ontológico para serem equilibrados através do Modelo Mental PED – Ponto de Equilíbrio Dinâmico como técnica holística para equilíbrio energético..