Song Un Kim –Terapeuta Holístico – CRT 23108
Palestra – Congresso Holística 2023
CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística
1- Através das técnicas de: Acupuntura Auricular.
Vamos analisar a parte emocional, deficiência da energia respiratória, baixa energia da resistência e desequilíbrio da energia da imunidade.
- Ao nosso modo de ver, o sistema precisa ser analisado e tratado de forma geral. Emocional e físico
- Problema do Covid-19 ainda não temos tratamento ideal e comprovado cientificamente, mas uma coisa é certa.
- Precisamos nos cuidar em termos de higiene pessoal e alimentação saudável e aumentar nossas defesas com hábitos saudáveis.
- Para isso precisamos aumentar a energia do Rim em Zang-Fú (Órgãos e Víscera) onde mora energia vital.
- Problema Emocional pode ser também relacionado a energia da vesícula biliar, isso significa que a energia do Vesícula Biliar em Zang-Fú (Órgãos e Víscera) não está em equilíbrio. Causando desequilíbrio em qualidade de sono, esquecimento, insegurança, indisposição, medo, depressão e pânico.
- Problema Respiratório pode ser também relacionado a energia do pulmão, isso significa que a energia do Pulmão em Zang-Fú (Órgãos e Víscera) não está em equilíbrio. Causando desequilíbrio em qualidade de na respiração e na parte dermatológica.
- Problema Muscular pode ser também relacionado a energia do Fígado, isso significa que a energia do Fígado em Zang-Fú (Órgãos e Víscera) não está em equilíbrio. causando desequilíbrios nos músculos, tais como: contraturas, fadigas, distensões, câimbras, perda de tonicidade e elasticidade.
Sequência de tratamento auricular.
- Toda aplicação tem que ter uma sequência de tratamento e criar uma base para cada cliente.
- E também toda sessão deve ter um começo, meio e fim.
- Começo deve ser composto por dois pontos de abertura como Zero e Shenmen.
- Criar a base utilizando Zang-Fú (Órgãos e Vísceras).
- Utilizar pontos de correspondência.
- E no fim utilizar ponto subcórtex para fechamento.
II-Através das técnicas de: Acupuntura na mão (Quiro Acupuntura
- A princípio, vamos utilizar a mesma técnica da Aurícula utilizando aplicações somente nas mãos.
- Podemos utilizar as técnicas dos micros meridianos da mão.
- Também podemos utilizar as técnicas dos cinco elementos.
- E também podemos utilizar as técnicas de tonificação e sedação utilizando pontos antigos do Su.
III- Através das técnicas de: Acupuntura Sistêmica.
- A princípio, vamos utilizar a mesma técnica da Aurículo utilizando aplicações no corpo todo nos pontos de alarme como MO ou LO.
- Podemos utilizar os meridianos para promover equilíbrio das energias.
- Também podemos utilizar as técnicas da acupuntura na mão.
- E também podemos utilizar nos próprios locais.
IV- Através das técnicas de toque como: Do-in, Shiatsu, Tui-ná, Quiropraxia e etc.
Enfim, temos muitas opções para reequilibrar o Cliente.
Zang-Fú – Os Cinco Órgãos E Seis Vísceras
CINCO ÓRGÃOS
CORAÇÃO
O Coração situa-se no tórax e está protegido externamente pelo pericárdio. As funções fisiológicas do Coração são as de controlar o Sangue nos vasos sangüíneos e de controlar as atividades mentais. A relação entre o Coração e os cinco sentidos efetua-se da seguinte maneira: o Coração têm a língua como abertura e reflete a sua Energia no rosto.
FÍGADO
O Fígado está situado na região do hipocôndrio direito. As funções fisiológicas energéticas do Fígado são de armazenar o Sangue, controlar a dispersão, a drenagem e determinar as condições dos músculos. O Fígado relaciona-se aos cinco sentidos da seguinte forma: o Fígado abre-se nos olhos e se reflete nas unhas.
BAÇO/PÂNCREAS
O Baço/Pâncreas está situado no Aquecedor Médio. As funções fisiológicas do Baço/Pâncreas estão relacionadas no controle de transporte e de transformação dos nutrientes, no controle do Sangue, dos tendões e dos ligamentos e dos membros. A relação entre o Baço/Pâncreas e os cinco sentidos referem-se: Baço/Pâncreas que se abre na boca e reflete-se nos lábios.
PULMÃO
Os pulmões estão situados na caixa torácica. Suas funções fisiológicas são as de controlar o Qi (Energia) e a respiração, comunicar e regular as vias dos líquidos e controlar a difusão e descida. Os Pulmões relacionam-se à superficie do corpo através do nariz e refletem-se na pele, nos pêlos e penugem.
RINS
Os Rins situam-se no Aquecedor Inferior, têm as funções fisiológicas de armazenar o Jing (Essência), controlar os líquidos, receber o Qi, controlar os ossos, gerar a medula e chegar ao cérebro. Os Rins relacionam-se com os cinco sentidos da seguinte forma: os Rins comunicam-se com as orelhas (ouvido), o ânus e a uretra que são as aberturas dos Rins e se refletem nos cabelos.
AS SEIS VÍSCERAS
VESÍCULA BILIAR
A Vesícula Biliar está ligada ao Fígado onde se armazena a bile com a finalidade de ajudar o Estômago e o Baço/Pâncreas na digestão. Na Terapia Tradicional Chinesa considera-se que a função da Vesícula Biliar está relacionada aos fatores emocionais. A preponderância ou deficiência de Qi na Vesícula Biliar pode afetar as mudanças das atividades emocionais. Portanto, quando ocorrem os transtornos mentais com sintomas e sinais de medo, terror e insônia, recorre-se à regulação da função da Vesícula Biliar.
ESTÔMAGO
O Estômago situa-se no Aquecedor Médio, conectando-se acima com o esôfago e inferiormente com o Intestino Delgado. As funções fisiológicas do Estômago são receber os alimentos e os líquidos e realizar o primeiro passo da digestão. Os alimentos nutritivos são transformados e distribuídos para o corpo todo pela função do Baço/Pâncreas. Assim, o Estômago e o Baço/Pâncreas são a fonte dos nutrientes com que se mantém a vida depois do nascimento. A Medicina Tradicional Chinesa dá muita importância ao Qi do Estômago e considera que quando existe o Qi do Estômago, vive-se; quando se extingue o Qi do Estômago, a vida se acaba.
INTESTINO DELGADO
A extremidade superior do Intestino Delgado liga-se ao Estômago e, pelo inferior, ao Intestino Grosso. As funções principais do Intestino Delgado são de digerir, absorver e separar o puro do turvo.
INTESTINO GROSSO
O Intestino Grosso está conectado superiormente ao Intestino Delgado pelo íleo e a extremidade inferior, ao ânus. Sua função fisiológica é transmitir os alimentos digeridos e excretá-los. Os transtornos do Intestino Grosso conduzem à disfunção de transporte, levando a um quadro de constipação ou diarréia, disenteria; ou pode levar a uma deposição de sangue na parede intestinal causada pela lesão dos vasos sangüíneos do Intestino Grosso.
BEXIGA
A Bexiga está situada no Aquecedor Inferior (ventre). A função principal da Bexiga é de acumular a urina e depois fazer a eliminação.O líquido do organismo é transformado em urina sob a ação do Qi dos Rins e acumulado na Bexiga após a transformação, sendo excretado posteriormente. A alteração do Qi da Bexiga conduz à má transformação dos líquidos, podendo apresentar disúria, retenção urinária, polaciúria e enurese. Pode conduzir também à Umidade-Calor na Bexiga provocando a polaciúria, necessidade urgente de urinar e a disúria.
TRIPLO AQUECEDOR
É uma generalização dos três aquecedores: o Aquecedor Superior, o Médio e o Inferior. O Aquecedor Superior situa-se na região torácica acima do diafragma, incluindo-se o Coração e os Pulmões; o Aquecedor Médio situa se na região epigástrica acima do umbigo, incluindo-se o Baço/Pâncreas e o Estômago e o Aquecedor Inferior situam-se na região abdominal abaixo do umbigo, incluindo-se o Fígado, os Rins, a Bexiga, o Intestino Grosso e o Intestino Delgado.
A função principal do Triplo Aquecedor é dirigir as funções de Qi de todo o corpo e são as passagens para o transporte dos alimentos e das substâncias essenciais; são imprescindíveis na transformação e na geração de Qi (Energia), Xue (Sangue), líquidos orgânicos e para a metabolização destes.
Sobre o Autor:
Song Un KimTerapeuta Holístico – CRT 23108 | Fundador do estilo e da escola Jinju-Kim de Hapki-do. Presidente da Federação Paulista de Hapki-do. Vice-presidente da Global Hapki-do Association Contato: https://www.academiakim.com.br/ |
Cite como:
Song Un Kim. (2023). As Várias Técnicas De Acupuntura Para Reequilibrar A Energia. Revista TH, XII(79). https://doi.org/10.5281/zenodo.8150165
2 thoughts on “As Várias Técnicas De Acupuntura Para Reequilibrar A Energia”
Comments are closed.