Artigos Mais Lidos
Meditacao - Modelo: Rilda - Arte Digital: Henrique Vieira Filho
0 0
Read Time:2 Minute, 39 Second

Trechos selecionados da Palestra proferida no evento Holística 2020 por Daniela Felix Menezes – Terapeuta Holística – CRT 49666

A re-conexão com a Natureza através do uso de plantas como forma de cuidado com ao restabelecimento do equilíbrio denominado “saúde’.

A natureza é vital para reabastecer nossa energia, acalmar nossas mentes ocupadas e nos ajudar a aterrar e conectar novamente, a restabelecer o sentimento de unicidade com o todo.

A antiga ligação entre as mulheres e as ervas nos fazem conectar com nossa natureza primordial. Algumas plantas podem ser colhidas no quintal, outras precisam ser compradas nas feiras ou em lojas de confiança. Serão abordadas algumas indicações de ervas para o cuidado do corpo feminino com respeito e amor.

A Aromaterapia é uma terapia holística que proporciona sensação de bem-estar, tanto físico quanto psicológico, com a utilização de óleos essenciais.

Ela mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.

Depois disso, o cérebro reage as propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém.

Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo sinta-se calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.

Alguns exemplos:

Gerânio – Pelargonium laevigatum

Este óleo nutre a criatividade feminina permitindo o resgate da imaginação e intuição.

Desperta a sensibilidade; doçura; ternura e afeto, sentimentos estes que são intrínsecos da mulher e as vezes acabam por serem sufocados devido aos sofrimentos vivenciados.

Arquetipicamente, o óleo de Gerânio é relacionado com a deusa grega Afrodite ou com suas equivalentes como a Deusa Vênus (romana); Freya (nórdica); Ishtar (mesopotâmica); Inanna (sumérica) e Astarte (babilônica) que são as deusas do amor, da beleza e da fertilidade.

Sálvia – Sálvia Esclarea

Traz o equilíbrio mental e emocional, principalmente nos momentos de estresse intenso.

Portanto, é um óleo aterrador para a mulher, eliminando ilusões e fantasias criadas pela mente como forma de escape da realidade.

Ele ajuda neste processo de olhar claramente e aceitar a verdade, se atentando para o presente.

O despertar da sabedoria permite o encontro com a Deusa interior, permitindo o desabrochar da mulher.

Arquetipicamente, o óleo de Sálvia Esclarea é associado a Deusa Atena e seu animal de poder a coruja, representando a força da sabedoria.

Lavanda – Lavandula officinallis

Reaproxima ou clareia a comunicação entre a mente e o corpo, conectando-se com a verdade interior.

Sob a regência de Marte, ela proporciona vitalidade; auto-estima; autoconfiança; determinação e coragem.

Ela vai no fundo do inconsciente, e trabalha as dores mais profundas geradas pelos desequilíbrios emocionais provenientes de traumas recentes ou antigos.

E também é adaptogênico, ou seja, é um óleo que se adapta às necessidades da mulher no momento em que ela se encontra.

Portanto, óleo de lavanda traz o aconchego e a estabilidade emocional necessária para que a mulher se livre de sentimentos como a frustração; decepção e angústia.

Arquetipicamente, a lavanda associa-se com a energia da grande Mãe Natureza, conectando-se com todos os momentos da vida.

About Post Author

Daniela Felix Menezes - Terapeuta Holística - CRT 49666

Daniela Felix Menezes - Terapeuta Holística - CRT 49666 atua com Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia Tradicional Chinesa
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *