Meditar Vai Além De Relaxar
A meditação é uma ferramenta preciosa para o alívio mental e emocional.
Ajuda ainda a estabelecer objetivos de vida e a compreendernos melhor e aos outros, encontrando o nosso lugar no universo.
O ato de meditar na verdade e um movimento bastante popular no mundo ocidental.
Mas, certamente quem não está familiarizado com a meditação, ainda pode estar se perguntando:
"O que é Meditação", e quais benefícios pode ser experimentado por meio da meditação regularmente?"A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro. no sentido de desligar-se das quimeras do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si".
Em sânscrito é chamado dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração).
Há uma variedade de benefícios que têm sido associadas com a prática regular da meditação. O primeiro objetivo real da meditação é DESPERTAR O PODER DA MENTE.
Meditar inclui técnicas como a percepção da respiração, repetir um mantra, ou retirar processo de pensamento retinentes, para chamar a atenção e provocar um estado de autoconsciência e calma interior.
Produzindo um tratamento da mente é do espírito, e por meio de ambos atingir o equilíbrio físico.
Pensamento “Aqueles que meditam se isolam do mundo e flutuam na estratosfera!”
Críticas desse tipo são feitas por quem não compreendeu os verdadeiros objetivos e efeitos da meditação, bem como por aqueles que conheceram pessoas que “meditam” de maneira errada.
A pessoa que pratica a meditação de forma justa pode ser reconhecida ao longe: ela é mais calma, mais ponderada.
Torna-se “centrada”, e não se deixa mais possuir por sentimentos que a colocam “fora de si”, como a ira, a irritação e a cólera.
Seus pensamentos são mais claros e, por desenvolver uma melhor compreensão das coisas, ela se torna mais ativa, mais precisa nos afazeres da vida cotidiana.
Cada vez menos deixa-se perturbar e influenciar pelos acontecimentos e situações externas, porque consegue desenvolver em seu íntimo um lugar de calma e de paz.
Como consequência, sua postura pessoal e suas ações no mundo, tornamse cada vez mais corretas e justas.
Certamente já devem ter ouvido alguns nomes de métodos de meditação e os mais conhecidos sâo:
Vipassana
Uma das formas mais tradicional de praticar a meditação é o sistema vipassana é centrar a atenção numa sensação física, tal como a respiração, e depois permitir que a consciência se expanda de forma a incluir outras sensações físicas, pensamentos e emoções.
Através de uma atenção tranquila, progressivamente sensitiva, a pessoa que medita mantémse mais claramente no momento presente.
Os budistas acreditam que essa atenção e a consciência do momento presente revelam a verdadeira natureza da realidade.
Meditação transcendental
Esta técnica, frequentemente abreviada em MT, foi trazida para o Ocidente pelo iogue Maharishi Mahesh, no final da década de 1950.
A MT é agora uma organização a nível mundial (e uma marca registada). A técnica envolve a repetição de um único som – chamado mantra – ou em voz alta ou para si próprio, com a finalidade de se alcançar um estado de consciência relaxada e uma consciência alterada.
Meditação zen
A forma de meditação mais comum no budismo zen chamase zazen, das palavras japonesas za (sentar) e zen (absorção). Instruções precisas sobre postura, respiração e atenção fazem parte do zazen, que visa integrar o corpo, a respiração e a mente assumindo uma estrutura piramidal sentada (como o Buda), combinada com a focagem numa respiração abdominal profunda e na contagem dos ciclos respiratórios.
Meditações ativas do Osho
São ativas por incluir, movimentos através do som de uma musica. Co o objetivo de desprender a mente do externo e tomar consciência de si. São normalmente elaboradas em 5 estágios, onde concentra movimento e por fim um relaxamento de dispersão.
Meditação terapêutica
O objetivo da Meditação Terapêutica é o de auxiliar o praticante a encontrar o seu caminho de cura interior e elevação da consciência. Todos os dias somos confrontados com momentos que nos alteram a paz e trazem confronto interior. Se não aprendemos a conhecer, domar a mente e emoções, então a vida começa a tornar-se cada vez mais pesada e desconfortável. A meditação traz-nos o conhecimento interior e um dos caminhos para alcançarmos a paz e felicidade.
A meditação terapêutica é um conjunto de todas as técnicas com a função de desenvolver e despertar a Kundalini.
Este é um método desenvolvido para usufruir e potencializar esta força.
É uma pratica (sadhana) de meditação induzido de forma intuitiva, portanto de forma segura e construtiva. Tem por objetivo promover o aprendizado e desenvolvimento da capacidade de meditar, apesar de ser em grupo a condução a ser trilhada é individual.
Aflorar a capacidade latente divina de força e equilíbrio e consequentemente recuperando o balanceamento, mental, emocional e espiritual.
Desenvolver e equilibrar as forças espirituais através da orientação com mantras, gestos codificados que potencializa a capacidade de compreensão espiritual.
Este trabalho proporciona o Resgate de Si e a compreensão de ser divino. Direcionado àqueles que desejam meditar e não conseguem com facilidade.
Será trilhado em aspectos primordiais de ensinamentos:
1 – Aprender a meditar e acalmar a mente.
2 – Técnicas para Ativar os chakras, nadis e gerar o movimento kundalínico.
3 – Técnicas corporais codificado através de um estudo da característica individualizado que auxilia na compreensão desta energia.
4 - Trabalhar através de técnicas do yoga que potencializa força de poder.
5 – Exercícios respiratórios (pranáyámas) avançados que provoca grandes estágios meditativo.
Deeksha – consagração pessoal – É a conexão com o mantra pessoal em prol de desenvolvimento do resgate de si.
Para a ativação da kundalini a meditação não é o único caminho, mas é uma forma que permite uma mudança muitas vezes sutis que podem facilitar as mudanças graduais que podem começar a ajudar um indivíduo compreender e experimentar a ação direta da Kundalini sobre os corpos desde do físico ao energético.
Respirar dentro do processo meditativo juntamente com mantras produz a compressão de aplicativa da meditação para a expressão da Kundalini em um corpo físico.
Embora a velocidade de ativação será diferente de pessoa para pessoa, nos aspectos expressivos da Kundalini, começam a surgir sintomas de energia correndo sensações de formigamento e sons, visões e audição, entre alguns dos sintomas, possibilidade de experimentar, emoções fortes devido a experiência direta de conhecimento ou uma "sabedoria" que pode vir.
A meditação deve ser aprendida, de preferência, com um professor que possua já alguma experiência. No inicio é mais fácil se tivermos alguém que nos guie, durante as primeiras práticas. Também há bons livros há venda, mas um professor será sempre útil para responder às nossas dúvidas e para nos ajudar a escolher o melhor para nós.
Benefícios da meditação:
∙ Mais concentração
∙ Melhor gestão das emoções
∙ Clareza nos pensamentos
∙ Evolução interior
∙ Aumento da autoestima
∙ Saúde
∙ Relaxamento
∙ Colocação de melhores objetivos de vida
∙ Desenvolvimento de valores
∙ Equanimidade, amor incondicional, compaixão, empatia.
Eu, Celi, desenvolvo já alguns anos vários métodos de meditação ativas e passivas em sistema de vivências “Vivências despertar do eu “e a Meditação para despertar e desenvolver a kundalini.
Com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida emocional às pessoas.
Espero ter o prazer em levar você à experiência de meditar e reconhecer sua própria força e delicadeza.
“A vida é crescimento. Se paramos de crescer, tecnicamente e espiritualmente, estaremos mortos.”
Morihei Ueshiba.
|
Celi Coutinho – Terapeuta Holística – CRT 21270 é autora de vários livros e atua com Numerologia, Yôga dos Números e Terapia Tântrica. |
Henrique Vieira Filho é artista visual, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP) e terapeuta holístico (CRT 21001).