Artigos Mais Lidos

Direitos Autorais E Valorização Profissional Mediante Registros Formais

0 0
Read Time:4 Minute, 21 Second

Currículo Lattes, Orcid, ISSN, ISBN e DOI Para Terapeutas Holísticos

        Recentemente, duas profissionais médicas apresentaram visões opostas em uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito.

Independente de quem estava com a razão, adversários de uma das partes apresentaram um argumento considerável para desacreditar uma delas: não tem Currículo Lattes

        Pesquisadores, cientistas, catedráticos e demais estudiosos brasileiros fazem questão de ter seus trabalhos, artigos, teses, livros publicados, participações em congressos e demais conquistas acadêmicas registrados na Plataforma Lattes, que é mantida pelo CNPq –  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

        O equivalente MUNDIAL para essa função é o ORCID – Open Researcher and Contributor ID, ou ID Aberto de Pesquisador.

        De acordo com a própria organização:

O ORCiD é parte de uma ampla infraestrutura digital necessária para que pesquisadores compartilhem informações em escala global.

Nós possibilitamos conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador para os indivíduos usarem com seus nomes enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, bolsa de estudos e inovação”.

Há grandes estudiosos na Terapia Holística, porém, quase nenhum conseguiu ter seus trabalhos acatados nas plataformas de reconhecimento acima citadas.

Afinal, existe formalidades prévias e normas técnicas a serem cumpridas:

Um artigo e/ou estudo para conquistar credibilidade inicial, deve, pelo menos, ter um DOI – Identificador de Objeto Digital, que é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações acadêmicas que estejam disponíveis na internet.

Para obter um DOI válido, um dos caminhos é que o material seja publicado em um periódico de padrão equivalente a científico, ou seja, uma revista que tenha conquistado registro ISSN – International Standard Serial Number, sigla em inglês para “Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas”, que é o código aceito mundialmente para individualizar o título de uma publicação seriada.

Na Terapia Holística, estes requisitos foram conquistados exclusivamente pela Revista TH (ISSN 2763-5570) e pelo Holística – Anais Do Congresso (ISSN 2763-7743). conveniadas ao CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, por meio da Sociedade das Artes, que é uma empresa DNA USP.

Ou seja, você, Terapeuta Holístico, agora pode valorizar seus artigos, estudos e pesquisas, tornando-os reconhecidos para o Currículo Lattes e Orcid!

Como em toda publicação com ISSN, as proposituras de artigos e estudos obedecem às formalidades de apresentação (padrão baseado na ABNT –  Associação Brasileira de Normas Técnicas) e avaliação por pares (profissionais ilibados analisam a qualidade…), o que valoriza ainda mais, tanto o Profissional, quanto a Profissão como um todo.

De forma similar, ocorre com os livros: para ser bem considerados nas entidades formais, precisa de registro ISBN – International Standard Book Number. que é um sistema internacional de identificação de obras publicadas (e-books, inclusive…), relacionando-os aos seus verdadeiros autores.

Por sinal, boa parte das livrarias físicas e virtuais sequer aceitam comercializar livros que não tenham ISBN.

Outro fator importante a considerar é a garantia de direitos intelectuais, pois as obras permanecerão registradas com datação e autoria, em organizações e padrões reconhecidos por todos os países.

A isso se soma ao incremento da visibilidade e credibilidade, pois estas plataformas são as que servem de fontes de referências fidedignas para estudiosos de todo o mundo, de todas as áreas do conhecimento, que passam a poder citar como referência em suas teses e pesquisas.

Buscadores especializados, como o Google Acadêmico, dentre os mais conhecidos popularmente, igualmente se valem destes registros para validar suas fontes.

De certo que os registros demandam tempo e esforços, totalmente recompensados pela valorização e reconhecimento de nossos trabalhos, além da oportunidade de compartilhar com colegas e demais estudiosos de todo o globo, que citarão seu nome sempre que fizerem referências aos seus textos.

Tamanha é a importância para nossa Profissão que mais e mais colegas conquistem este reconhecimento, que, EM BREVE, disponibilizamos o Workshop (via internet), com investimento simbólico, para todos os interessados e, quem desejar, posteriormente, poderá contratar à parte, serviços de assessoria individual para conquistar suas primeiras publicações com DOI, passíveis de aceitação nas plataformas Lattes Orcid.

Para ser avisado quando o Workshop abrir para inscrições, Clique Aqui.

Alguns dos tópicos do Workshop:

  • Elaborando seu Currículo Lattes e ORCID
  • Escrevendo Artigos e Proposituras de Palestras dentro dos padrões ABNT
  • Propondo Artigos e Palestras para revistas científicas e congressos com ISSN
  • Publicando livros com ISBN
  • Obtendo registro DOI para reconhecimento e registro de seus trabalhos

Henrique Vieira Filho
https://henriquevieirafilho.com.br
contato@henriquevieirafilho.com.br
(11) 982946468

Henrique Vieira Filho é Terapeuta Holístico (CRT 21001), artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, escritor, jornalista (MTB 080467/SP), e educador físico (CREF 040237-P/SP).

        http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

About Post Author

Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista e Terapeuta Holístico. Nas artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo.Por mais de 25 anos, esteve à frente da organização da Terapia Holística no Brasil, sendo presença constante nos meios de comunicação. Elaborou as normas técnicas e éticas da profissão, além de ser autor de dezenas de livros e centenas de artigos, que são adotados como referência em vários países.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %