
O Corpo Em Letras - Modelo: Rilda - Arte Digital: Henrique Vieira Filho
Seu caráter sério tem como contrapartida o acesso espontâneo ao universo do cliente. É o exórdio de uma arte expressiva de observação e interpretação que possibilita a avaliação dos aspectos emocionais e comportamentais, ou seja, a Imagem Holística, que é uma técnica voltada para o estudo de fins terapêuticos e que pode ser aplicada com aplomb em qualquer cliente adulto. A Imagem Holística é uma técnica que têm outras finalidades além de um simples teste. Sua metodologia não tem o objetivo da técnica projetiva desenvolvida para testes, diagnósticos, tipos psicológicos, etc.
Segundo o grafólogo espanhol Augusto Vels (1917-2000) “O movimento é a manifestação do nível de vitalidade e dinamismo das funções físicas, psíquicas e mentais da pessoa, em seus sentimentos e ideias, desejos, e em sua conduta. O movimento é como o selo temperamental de cada pessoa, é a estrutura básica e constitucional do indivíduo, abrange o temperamento, a tensão e o dinamismo das pulsões vitais que são, em suma, os estímulos internos condicionantes do pensamento, do sentimento e da ação.” ¹
Os movimentos dos traços são feitos com um lápis número 2 de cor preta. A escolha da cor preta para o tracejar se justifica por ser a que melhor contribui para a qualidade e interpretação dos movimentos dos traços pelo Terapeuta, que conseguirá pistas rápidas e probabilidades das principais tendências do predomínio comportamental do cliente. Os movimentos dos traços mais significativos são:
TIPOS DE TRAÇOS DAS IMAGENS |
PREDOMÍNIO |
1. GROSSO |
MATERIALISTA |
2. DELGADO |
SEM PRESENÇA |
3. RÍGIDO |
INFLEXÍVEL |
4. FRACO |
INSEGURO |
5. DUPLO |
CAUTELOSO |
6. TRIPLO |
VALORIZAÇÃO DO SOCIAL |
7. DESCONTÍNUO |
DECIDIDO |
8. CONTÍNUO |
INDECISO |
9. PONTILHADO |
NÃO EXPERIENCIA |
1. TRAÇO GROSSO
PREDOMÍNIO: MATERIALISTA
EMENTA: boa memória. Limitações para lidar com assuntos religiosos e espirituais.
AVALIAÇÃO:
a. Acredita que já atingiu o máximo.
b. Detentor de uma metodologia que deu certo.
c. Senso de integridade com controle físico e mental.
2. TRAÇO DELGADO
PREDOMÍNIO: SEM PRESENÇA.
EMENTA: está no desuso da habilidade de criar para si paradigmas e precisa ser elogiado(a).
AVALIAÇÃO:
a. Sente conforto na condição de ser conduzido (a).
b. Está seguindo a orientação do outro ou não existe confiança na autodireção.
c. Está alimentado(a) pela crença de que a direção externa é a melhor escolha.
d. Neste traço, o propósito do Terapeuta deverá se voltar para motivar no cliente o sentimento do direcionamento do que é necessário e possível.
3. TRAÇO RÍGIDO
PREDOMÍNIO: INFLEXÍVEL
EMENTA: austero(a) no cumprimento do estabelecido e minucioso(a) com os princípios éticos.
AVALIAÇÃO:
a. Se exige muito e tem compromisso severo consigo.
b. Revisa tudo tendo em vista que cada um dos seus movimentos precisa estar de acordo com o plano de requisitos, exigências e detalhes, por ele(a) próprio(a) estabelecido.
c. Perseverante e autoconfiante.
d. O Terapeuta tem a definição do traço rígido quando o todo do traço forte é vincado.
4. TRAÇO FRACO
PREDOMÍNIO: INSEGURO
EMENTA: com dificuldade para arrostar, pois acredita que deve fazer o que o outro espera.
AVALIAÇÃO:
a. A crença é a de que sempre tem que solicitar auxílio.
b. Ênfase na aprovação e no reconhecimento dos outros.
c. Mais receptivo do que ativo.
d. Medo da punição por ter feito algo (bom ou mau).
e. Neste traço, o Terapeuta deve evidenciar as qualidades do cliente.
5. TRAÇO DUPLO
PREDOMÍNIO: CAUTELOSO
EMENTA: procede com cautela. Cuidadoso e prudente. A evidência de duplicidade no traço é o paralelismo.
AVALIAÇÃO:
a. Necessidade de se manter com cautela e na defesa.
b. A terapêutica deve ser dirigida para a conquista da naturalidade e da espontaneidade.
6. TRAÇO TRIPLO
PREDOMÍNIO: VALORIZAÇÃO DO SOCIAL
EMENTA: experiencia uma grande preocupação com as maneiras habituais e com àquilo que socialmente é aceito.
AVALIAÇÃO:
a. Criativo, mas precisa se autoqualificar tanto no sentido da capacitação quanto na habilidade.
b. Memoriza qualificações, nomes, adjetivos, e vive segundo aquilo que marcou como sendo a opinião externa em relação a si.
c. Tem pré-conceito em relação a si, por que ouviu, ou por que assimilou.
d. Neste traço, o Terapeuta deve provocar o cliente de: “invasor” e “muito atrevido”. Dete modo, poderá ser ativada da sua autoqualificação.
7. TRAÇO DESCONTÍNUO
PREDOMÍNIO: DECIDIDO
EMENTA: decide entrar em ação rapidamente. O traço descontínuo é aquele onde existe espaço entre o movimento do traço.
AVALIAÇÃO:
a. Não hesita para entrar em ação.
b. Confia no que faz.
c.Age com confiança em si e evita criar problemas para os outros.
d.Dificuldade com a socialização.
8. TRAÇO CONTÍNUO
PREDOMÍNIO: INDECISO
EMENTA: revela hesitação em encontrar seu caminho se não tiver a referência do outro. Seus valores são aqueles que não correspondem necessariamente aos que vigoram na sociedade atual e da qual participa.
AVALIAÇÃO:
a. Compromisso de fazer o que “acha” que o outro quer.
b. Compromisso e fidelidade àquilo que imaginou ser expectativa do outro.
c. Precisa de estímulo para conseguir exercer com tranquilidade a ação de autofavorecimento.
d. Está pedindo liberdade para fazer segundo a sua maneira ou a partir das próprias convicções.
9. TRAÇO PONTILHADO
PREDOMÍNIO: NÃO EXPERIENCIA
EMENTA: a característica básica desse cliente é de passar por cima, abandonar, e não experimentar.
AVALIAÇÃO:
a. Tendência a não ir até o estágio da satisfação.
b. Dificuldade de continuar. As coisas são passadas, sobrepostas, abandonadas, largadas, e dadas como prontas antes da conclusão.
c. Tem a sensação de ter os seus ombros retos e grandes, mesmo que sejam inclinados.
d. Neste traço, a terapêutica inicial é a de descobrir o jeito próprio de ativar o estilo pessoal do cliente.
Assim, e através dos movimentos dos traços, são estudados os aspectos gerais que se desdobram: na distribuição, na forma, nas interpretações básicas, específicas, e nas leituras complementares. Estes recursos podem ser aplicados em separado ou em conjunto, contudo, devem ser validados pela Escuta Holística, pelo Observatório do Terapeuta, e sumarizados no Relatório Holístico.
Neste contexto, e através dos movimentos dos traços no momento em que são feitos, são investigados em princípio, o ritmo e a realização da vontade livre e consciente, o conteúdo apreendido pelos sentidos, pela memória ou pelo pensamento, os comportamentos e as emoções.
¹ Cunha José Carlos de Almeida. Grafologia 1ª edição, pg.30. IMgrafo-Instituto Mineiro de Grafologia. Belo Horizonte. 2004. Tradução da obra de Augusto Vels “Grafologias Estrutural Y Dinâmica” (1977).
Para saber mais: www.holopedia.com.br
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Raimundo Amim Lima Haddad – CRT 38326 – Terapeuta Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas. |
No registro psíquico, acredita-se que os traços da boca compõem um código repleto de sinais capazes de revelar aspectos que podem ou não ser conscientes, dentre os quais podemos destacar: satisfação pessoal, realização interna, sentimentos de liberdade, etc. Por outro lado, ostraços dos lábios revelam uma interpretação possível da afetividade, amorosidade, objetividade e interesses pessoais, e os traços da língua podem indicar os movimentos da busca do prazer, satisfação ou insatisfação.
A ciência moderna define a boca como a primeira parte do sistema digestório, constituída por uma cavidade que se comunica com o exterior pelo vestíbulo (porção periférica compreendida entre os arcos dentais, os lábios e a bochecha), e com a laringe, pelo istmo das fauces(abertura através da qual a cavidade da boca se comunica posteriormente com a faringe). A base da cavidade está ocupada pela língua, e o lábio, como sendo o relevo que ocupa as duas margens da boca.
A leitura a seguir também é baseada na acognosia e sugere algumas das proposições mais simples de atitudes comportamentais, em conjugação com o somático, dos pontos de vista objetivo, subjetivo e psíquico, sendo uma adição necessária para a técnica “Análise da Imagem Holística do Cliente,” facilmente encontrada no site www.holopedia.com.br
Tem como objetivo acrescentar recursos para facilitar a análise e a interpretação dos mais recorrentes traços de boca que podem ser revelados nas imagens do cliente. As expectativas são de aproximadamente noventa por cento de exatidão possibilitando assim, revisões constantes.
I-Ausência do traço da boca: pode revelar um cliente que tem a característica de ser incapaz a qualquer satisfação pessoal e que está no auge da dependência. Mesmo que o cliente esteja bem sucedido, poderá está numa condição de vida onde o necessário e o possível deve ser feito somente para o outro. Assim, o impossível é atraído para si. Seu maior desafio poderá ser o de não se deixar levar pela posição de sucesso na vida.
II – Boca em traço reto (__): pode revelar um cliente que tem a característica de está sendo conduzido pelo movimento coletivo, ou seja, o seu desejo individual de diferenciação é a procura de adequação às normas do grupo social ao qual pertence ou deseja pertencer. Seu maior desafio poderá ser o de descobrir seus próprios propósitos.
III- Boca em traço em forma de meia lua: pode revelar um cliente que tem a característica de se envolver e assumir como se fossem seus,acontecimentos que para si são sempre surpresas. A princípio, não sabe dizer do que gosta nem do que quer, mas tem capacidade muito grande de ser seduzido. Seu maior desafio poderá ser o de retomar a leitura de valor para si mesmo.
IV- Boca em traço em forma de meia lua invertida: pode revelar um cliente que tem a característica de saber o que quer, mas não saber onde está o que quer. Seu maior desafio poderá ser o de definir metas e compromissos a serem assumidos.
V- Boca em traço intermitente (—-): pode revelar um cliente que tem a característica de gostar de ficar num posto de observação e não se integrar tendo também limitações em saber o que quer. Suas prováveis palavras de ordem: “pode ser”, “é uma possibilidade”, “talvez”, “vamos ver”, etc. Seu maior desafio poderá ser o de organizar e definir sua meta.
VI- Boca sorriso (traço em forma meia lua na horizontal com um pequeno traço diagonal em cada ponta): pode revelar um cliente que acredita que está num bom momento da sua vida, mas isso, antes de tudo, não passa de um grande esforço, pois nem sempre o sorriso significa felicidade, cordialidade ou boa acolhida. Vale ressaltar que em se tratando de gesto, é quase impossível falar com alguém durante certo espaço de tempo sem sorrir, mesmo que a outra pessoa seja um inimigo. As pessoas também sorriem sarcásticas, irônicas ou compassivamente. Seu maior desafio poderá ser o de não fazer segredo dos seus incômodos.
VII- Boca triste (traço em forma meia lua invertida na horizontal com um pequeno traço diagonal em cada ponta): pode revelar um cliente que tem como característica a lei do maior esforço. Quanto mais obstáculos para superar mais prazer sentirá para atingir o objetivo. Seu maior desafio poderá ser o de abandonar a obrigatoriedade de ser muito competente.
VIII- Boca estribo (? traço reto sob o semicírculo): pode revelar um cliente com grande disponibilidade para o externo. Seu maior desafio poderá ser o de disponibilizar para o outro o que é necessário para si.
IX- Boca estribo invertido (traço reto e sobre o semicírculo): pode revelar um cliente com limitações de fazer uso de suas habilidades. Seu maior desafio poderá ser o de desenvolver sua capacitação.
X-Boca tipo triângulo ? ?: pode indicar um cliente que se disponibiliza para tudo, mesmo não sendo necessário ou possível. Seu maior desafio poderá ser o de vencer o medo de que, se não se disponibilizar espontaneamente, não terá importância.
XI- Boca zangada (traço superior e inferior dos lábios formando a boca, com a língua para fora): pode indicar um cliente que acredita que não tem presença. Seu maior desafio poderá ser a sua aceitação no seu meio de convívio.
XI – Boca marca de beijo (traço superior e inferior dos lábios formando a boca com um semicírculo entre os mesmos): pode indicar um cliente romântico e criador de ilusões. Seu maior desafio poderá ser o de não conseguir sair do lirismo para enfrentar a realidade.
XIII- Boca ferradura (traço de formas [U ?] com ou sem dentes): pode indicar um cliente que tem como antídoto para a sua ansiedade o fato de ser simplesmente atendido. Pode também revelar também um cliente que geralmente dissimula conscientemente. Seu maior desafio poderá ser o não de perceber que está sob observação.
“A boca do insensato é sua ruína, e seus lábios, uma armadilha para si mesmo”. Provérbios 18:7
Afirmamos que é provável a possibilidade da revelação de uma centena de formatos de bocas nas imagens feitas pelos próprios clientes
Para saber mais: www.holopedia.com.br