Artigos Mais Lidos
Manjericão - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

Alquimia Das Ervas

Manjericão - Arte Digital: Henrique Vieira Filho
O uso da “magia” das plantas é uma tradição que remonta os tempos utilizadas largamente pelos os povos egípcios, hindu e chinês, comunidades pagãs e xamânicas, para muitas finalidades:como cura, feitiços de amor e proteção.
 
As plantas atuam como um veículo que se obtém um resultado desejado independente de fé e crenças e da força de quem utiliza, devido ao fato delas terem níveis elevados de propriedades energéticas, favorecendo em seus múltiplos usos a eficácia. 
 

 

A aura das pessoas e dos lugares funciona como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição.
 
Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando desequilíbrios.
 
Ao tomarmos um Banho de Ervas, por exemplo, “limpamos” a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras.
 
Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. 
 
As ervas podem “limpar”, energizar, melhorar a auto-estima, revitalizar…
 
Relaciono, aqui, uma pequena lista de ervas, plantas e suas propriedades “mágicas” para ser utilizados em banhos, chás e ou queimas.
 
Sálvia: Amarre maços de ervas verdes e pendure nos quatro cantos de sua casa para a proteção. Ela secará e poderá permanecer ao longo do ano.
 
Alecrim: proteção, purificação, produz o sono, rejuvenesce… Um chá de alecrim faz com que a mente fique alerta.
 
Lavanda: A planta perfeita para ajudar a se abrir para o amor. Dentro do seu travesseiro, vai lhe dar uma boa noite de sono.
 
Cravo: Use a “magia” do cravo para a proteção, força e harmonia. Coloque os cravos no quarto de quem estiver em desequilibrio, para lhe proporcionar vitalidade.
 
Manjericão: É utilizado em banhos de purificação. Polvilhe no chão para a “proteção” e queime como incenso para “limpezas” energéticas.
 
Maçã: Para a harmonizar, corte uma maçã em três pedaços, esfregue sobre a parte afetada do corpo, e enterre no jardim. Faça isso durante a lua minguante para banir os desequilíbrios. Pó de sementes secas e cascas servem para queimar como incenso. Excelente purificadora de energias raivosas de um ambiente.
 
Canela: Favore a espiritualidade, o sucesso, o poder psíquico e predispõe para o amor. 
Quando queimada como incenso, levanta altas vibrações energéticas. Estimula o poder psíquico e produz vibrações protetoras. 
 
Babosa: protege de influências malignas e de acidentes dentro de casa. Pode ser plantada em vasos.
 
Camomila: Tradicionalmente utilizadas pelas “bruxas” para propiciar abundância. Para superar um sentimento negativo, use camomila primeiro mergulhada em água morna, em seguida, polvilhado com manjericão. 
 
Erva-doce: Pendure em janelas e portas ou leve com você, para “proteção”.
 
Hortelã: É a erva perfeita para usar quando você está planejando viajar e propiciar prosperidade. Deve carregá-la consigo. Manter sempre um vaso de hortelã na casa.
 
Girassol: cultivá-lo no seu jardim e trará para a sua casa a boas energias e leveza ao ambiente.
 
 
Mais algumas dicas:
 
 
Lírio-da-paz no chão do quarto filtra as energias negativas.
 
Ter um vaso de Arruda com Guiné traz “proteção” e filtra as energias negativas.
 
Rosas vermelhas propiciam saúde.
 
Quando você tiver uma festa em sua casa, depois de varrer o chão, jogue o pó em um vaso de Arruda para reciclar as energias nocivas.
Para melhor lidar com os problemas amorosos, tenha uma Azaleia em casa.
 
Alecrim purifica o ar e afasta energias ruins.
 
Rosa e Jasmim acalmam e aumentam a auto-estima.
 
Chá de Hortelã deve ser passado no chão do quarto para tirar as energias ruins.
 
Chá de Alecrim ajuda alegrar a alma.
 
Se você está nervoso, pegue uma Maçã, corte em 4 pedaços e faça uma infusão por 20 minutos, use-a em um banho.
 
 
Em tempo, eis dicas especiais para a “virada” do ano:
 
 
No dia 31 de dezembro, “sacoleje” a energia de sua casa. 
 
Pegue uma folha de Espada de São Jorge e bata com ela nas paredes e portas para eliminar as energias negativas. 
 
Passe pano nos móveis, chão e paredes com um chá de Manjericão, Alecrim e Alfazema.
 
Depois da limpeza, tome seu banho normal e leve consigo um chá morno feito com Manjericão, Cravo, Canela e Rosas vermelhas. E jogue no corpo. 
 
Queime Sálvia, Aniz, sementes de Maçã, folhas de Hortelã. As folhas não necessitam estarem secas.
 
Coloque numa vasilha de barro as folhas, sementes e despeje um pouco de álcool para churrasqueira, e deixe queimar, levando-o em cada ambiente, mentalizando força, equilíbrio e proteção ao longo do novo ano para a casa e família.
 
 
Desejo a todos um feliz Natal e 2015 muito próspero.

Celi Coutinho - Terapeuta Holística - CRT 21270

Celi Coutinho – Terapeuta Holística – CRT 21270 é autora de vários livros e atua com Numerologia, Yôga dos Números e Terapia Tântrica.

www.celicoutinho.com.br

 

Sobre o Autor

Henrique Vieira Filho é artista visual, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP) e terapeuta holístico (CRT 21001).

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *